Nesta nossa primeira aula do curso básico de Excel para iniciantes iremos fazer uma introdução ao Excel e dividiremos esta aula em 3 partes para não ficar muito longo o conteúdo.
Na primeira parte iremos fazer uma introdução ao Excel.
Na segunda parte iremos aprender a inserir dados na planilha, criaremos a nossa primeira planilha no Excel e iremos finalizar mostrando como fazer para salvar a planilha que criamos.
E na terceira parte iremos formatar a nossa primeira planilha.
Vamos começar.
Introdução ao Excel – O que é o Excel?
O Excel é um programa que utiliza planilhas eletrônicas com o objetivo de calcular e trabalhar com dados por meio de fórmulas e funções.
Faz parte do pacote Office da Microsoft juntamente com outros aplicativos.
ABRINDO O EXCEL
Ao carregar o Excel, você terá a seguinte tela:
O visual apresentado para você pode estar diferente quanto às cores e aparência, pois é possível personalizar as telas e informações apresentadas.
No entanto, as informações da tela serão as mesmas.
Vamos ver as diversas regiões dessa tela de entrada.
Na parte superior aparecem várias opções para que você crie uma nova pasta de trabalho no Excel, seja uma pasta em branco ou baseada em modelos já existentes (Figura 2).
Do lado esquerdo você verá um menu com várias opções como:
– Novo: abre uma nova pasta de trabalho em branco.
– Abrir: abre um arquivo já existente e gravado em algum dispositivo.
– Conta: informações sobre a conta do usuário na Microsoft, personalização da aparência, atualizações do Office etc.
– Comentários: permite o envio de comentários sobre o programa à Microsoft.
– Opções: permite configurar o Excel da forma como for mais conveniente
Além dessas informações, você também pode acessar pastas de trabalho mais recentemente utilizadas, pastas que você fixou nessa tela de entrada para facilitar o acesso e pastas compartilhadas.
Agora você vai criar uma pasta de trabalho em branco, clicando na opção Pasta de trabalho em branco.
TELA DO EXCEL
Ao abrir uma nova pasta de trabalho em branco, a seguinte tela será apresentada:
Essa é a sua área de trabalho sendo composta por vários elementos.
Barra de Título
A barra de título mostra o nome da pasta que está aberta na janela
Enquanto a nova pasta de trabalho não for salva, o Excel atribui o nome Pasta1, Pasta2, e assim por diante para o arquivo.
Barra de ferramentas de acesso rápido
Essa barra de ferramentas de acesso rápido contém os comandos e ferramentas mais utilizados por você, podendo ser personalizada.
Guias
As guias são abas que permitem o acesso a ferramentas e comandos do Excel. Quando selecionada, apresenta seu nome sublinhado.
Faixa de opções
Cada guia selecionada abre uma faixa de opções, que é um conjunto de comandos e ferramentas agrupados de acordo com a sua finalidade.
Caixa de nome
Mostra o nome da célula ou da região da planilha que está selecionada.
Barra de fórmulas
Esse local mostra o conteúdo da célula selecionada, podendo ser utilizado para a construção de fórmulas.
Área de trabalho
Essa é a área que você vai utilizar para trabalhar com a planilha, sendo uma tabela formada por linhas numeradas e colunas identificadas por letras.
Barras de rolagem
Localizadas à direita e abaixo da área de trabalho permitem a movimentação da planilha na tela, acessando as regiões que não estão visíveis.
Guia de planilhas
Exibe os nomes das planilhas que fazem parte da pasta de trabalho.
Em uma nova pasta de trabalho só aparece uma planilha, mas é possível adicionar quantas forem necessárias selecionando o botão +.
Não existe um limite fixo para o número de planilhas em uma pasta, esse número é limitado pela memória disponível do computador e pelos recursos do sistema.
Barra de status
Exibe o status da planilha com a apresentação de informações sobre a aplicação. Essa barra pode ser personalizada.
Modos de exibição
Permite alternar o modo de exibição da planilha, que podem ser: Normal, Layout de página, Visualizar quebra de página.
Controle de zoom
Altera a visualização da planilha, aumentando ou diminuindo o zoom.
PASTA DE TRABALHO E PLANILHA
Apesar de nos referirmos a um arquivo criado pelo Excel como sendo uma planilha, esse termo não é totalmente correto.
Veja a diferença entre pasta de trabalho e planilha.
PASTA DE TRABALHO
A pasta de trabalho é o arquivo que você grava quando está trabalhando no Excel.
Esse arquivo vai ser identificado por um nome e uma extensão que, no caso do Excel, é .xlsx.
Esse arquivo contém as planilhas de uma aplicação, ou seja, uma pasta de trabalho do Excel é um arquivo formado por uma ou mais planilhas.
PLANILHA
A planilha é o local onde vamos trabalhar, criar nossas fórmulas, nossas listas, guardar e manusear as informações.
É uma tabela, composta por linhas e colunas, onde as linhas são identificadas por números inteiros de 1 a 1.048.576, e as colunas são identificadas por letras de A até XFD, totalizando 16.384 colunas.
Célula
Uma célula é a intersecção de uma coluna com uma linha, sendo o local de armazenamento de um dado.
É identificada pela posição que ocupa na planilha, pela letra da coluna mais o número da linha.
Quando a célula está selecionada, uma borda é mostrada ao seu redor.
Movimentação na planilha
Para se movimentar pela planilha, você pode clicar com o mouse sobre a célula que deseja selecionar ou utilizar o teclado, como mostra a tabela a seguir.
DÚVIDAS?
Chegamos no final desta aula do nosso curso grátis de Excel para iniciantes. Se você ficou com alguma dúvida, deixa uma comentário aqui embaixo que iremos responder.
Na próxima aula iremos aprender a inserir dados na planilha, criaremos a nossa primeira planilha no Excel e iremos finalizar mostrando como fazer para salvar a planilha que criamos.
Nós vemos na próxima aula.