Curso Grátis de Excel – Introdução ao Excel – Aula 1

Nesta nossa primeira aula do curso básico de Excel para iniciantes iremos fazer uma introdução ao Excel e dividiremos esta aula em 3 partes para não ficar muito longo o conteúdo.

Na primeira parte iremos fazer uma introdução ao Excel.

Na segunda parte iremos aprender a inserir dados na planilha, criaremos a nossa primeira planilha no Excel e iremos finalizar mostrando como fazer para salvar a planilha que criamos.

E na terceira parte iremos formatar a nossa primeira planilha.

Vamos começar.

Introdução ao Excel – O que é o Excel?

O Excel é um programa que utiliza planilhas eletrônicas com o objetivo de calcular e trabalhar com dados por meio de fórmulas e funções.

Faz parte do pacote Office da Microsoft juntamente com outros aplicativos.

ABRINDO O EXCEL

Ao carregar o Excel, você terá a seguinte tela:

introdução ao excel tela inicial do Excel logo que é aberto o Excel

O visual apresentado para você pode estar diferente quanto às cores e aparência, pois é possível personalizar as telas e informações apresentadas.

No entanto, as informações da tela serão as mesmas.

Vamos ver as diversas regiões dessa tela de entrada.

Na parte superior aparecem várias opções para que você crie uma nova pasta de trabalho no Excel, seja uma pasta em branco ou baseada em modelos já existentes (Figura 2).

introdução ao excel parte superior da tela inicial nessa parte da tela tem as opções para criar uma nova pasta de trabalho

Do lado esquerdo você verá um menu com várias opções como:

APRENDA POWER BI HOJE

QUERO APRENDER POWER BI

introdução ao excel lado esquerdo da tela inicial do excel

– Novo: abre uma nova pasta de trabalho em branco.

– Abrir: abre um arquivo já existente e gravado em algum dispositivo.

– Conta:  informações sobre a conta do usuário na Microsoft, personalização da aparência, atualizações do Office etc.

– Comentários: permite o envio de comentários sobre o programa à Microsoft.

– Opções:  permite configurar o Excel da forma como for mais conveniente

 

 

 

 

 

 

Além dessas informações, você também pode acessar pastas de trabalho mais recentemente utilizadas, pastas que você fixou nessa tela de entrada para facilitar o acesso e pastas compartilhadas.

introdução excel parte da tela inicial que mostra os arquivos utilizados recentemente

Agora você vai criar uma pasta de trabalho em branco, clicando na opção Pasta de trabalho em branco.

introdução excel criar pasta de trabalho em branco

TELA DO EXCEL

Ao abrir uma nova pasta de trabalho em branco, a seguinte tela será apresentada:

introdução ao excel pasta de trabalho em branco

Essa é a sua área de trabalho sendo composta por vários elementos.

Barra de Título

A barra de título mostra o nome da pasta que está aberta na janela

introdução ao excel localização da barra de título na planilha

Enquanto a nova pasta de trabalho não for salva, o Excel atribui o nome Pasta1, Pasta2, e assim por diante para o arquivo.

Barra de ferramentas de acesso rápido

Essa barra de ferramentas de acesso rápido contém os comandos e ferramentas mais utilizados por você, podendo ser personalizada.

introdução ao excel localização da barra de ferramentas de acesso rápido na planilha

Guias

As guias são abas que permitem o acesso a ferramentas e comandos do Excel. Quando selecionada, apresenta seu nome sublinhado.

introdução ao excel localização das guias na planilha

Faixa de opções

Cada guia selecionada abre uma faixa de opções, que é um conjunto de comandos e ferramentas agrupados de acordo com a sua finalidade.

introdução ao excel localização da faixa de opções na planilha

Caixa de nome

Mostra o nome da célula ou da região da planilha que está selecionada.

introdução ao excel localização da caixa de nome na planilha

Barra de fórmulas

Esse local mostra o conteúdo da célula selecionada, podendo ser utilizado para a construção de fórmulas.

introdução ao excel localização da barra de fórmulas na planilha

Área de trabalho

Essa é a área que você vai utilizar para trabalhar com a planilha, sendo uma tabela formada por linhas numeradas e colunas identificadas por letras.

introdução ao excel localização da área de trabalho na planilha

Barras de rolagem

Localizadas à direita e abaixo da área de trabalho permitem a movimentação da planilha na tela, acessando as regiões que não estão visíveis.

introdução ao excel localização da barra de rolagem na planilha

Guia de planilhas

Exibe os nomes das planilhas que fazem parte da pasta de trabalho.

Em uma nova pasta de trabalho só aparece uma planilha, mas é possível adicionar quantas forem necessárias selecionando o botão +.

Não existe um limite fixo para o número de planilhas em uma pasta, esse número é limitado pela memória disponível do computador e pelos recursos do sistema.

introdução ao excel localização da guia de planilhas na planilha

Barra de status

Exibe o status da planilha com a apresentação de informações sobre a aplicação. Essa barra pode ser personalizada.

introdução ao excel localização da barra de status na planilha

Modos de exibição

Permite alternar o modo de exibição da planilha, que podem ser: Normal, Layout de página, Visualizar quebra de página.

introdução ao excel localização dos modos de exibição na planilha

Controle de zoom

Altera a visualização da planilha, aumentando ou diminuindo o zoom.

introdução ao excel localização do controle de zoom na planilha

PASTA DE TRABALHO E PLANILHA

Apesar de nos referirmos a um arquivo criado pelo Excel como sendo uma planilha, esse termo não é totalmente correto.

Veja a diferença entre pasta de trabalho e planilha.

PASTA DE TRABALHO

A pasta de trabalho é o arquivo que você grava quando está trabalhando no Excel.

Esse arquivo vai ser identificado por um nome e uma extensão que, no caso do Excel, é .xlsx.

Esse arquivo contém as planilhas de uma aplicação, ou seja, uma pasta de trabalho do Excel é um arquivo formado por uma ou mais planilhas.

PLANILHA

A planilha é o local onde vamos trabalhar, criar nossas fórmulas, nossas listas, guardar e manusear as informações.

É uma tabela, composta por linhas e colunas, onde as linhas são identificadas por números inteiros de 1 a 1.048.576, e as colunas são identificadas por letras de A até XFD, totalizando 16.384 colunas.

introdução ao excel planilha em branco

Célula

Uma célula é a intersecção de uma coluna com uma linha, sendo o local de armazenamento de um dado.

É identificada pela posição que ocupa na planilha, pela letra da coluna mais o número da linha.

Quando a célula está selecionada, uma borda é mostrada ao seu redor.

introdução ao excel a célula

Movimentação na planilha

Para se movimentar pela planilha, você pode clicar com o mouse sobre a célula que deseja selecionar ou utilizar o teclado, como mostra a tabela a seguir.

introdução ao excel teclas do teclado para movimentar dentro da planilha

DÚVIDAS?

Chegamos no final desta aula do nosso curso grátis de Excel para iniciantes. Se você ficou com alguma dúvida, deixa uma comentário aqui embaixo que iremos responder.

Na próxima aula iremos aprender a inserir dados na planilha, criaremos a nossa primeira planilha no Excel e iremos finalizar mostrando como fazer para salvar a planilha que criamos.

Nós vemos na próxima aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *