Função XVPL – Como calcular um fluxo de caixa não periódico

A Função XVPL no Excel tem como objetivo nos trazer conforme resultado o Valor Presente Líquido de um fluxo de caixa que não é periódico.

Ficou confuso?

Vamos explicar na prática que, apesar de simples, a Função XVPL é importantíssima para análise de risco de um investimento.

O que é Valor Presente Líquido?

Antes de começarmos, precisamos passar por um conceito muito importante, o valor presente líquido.

Investimentos possuem riscos, variáveis e múltiplas possibilidades de retorno, sejam estes positivos ou negativos.

Tais possibilidades ensejam a necessidade de cálculos que buscam prever de forma aproximada seu resultado, visando sobretudo garantir uma margem de segurança ao se fazer uma aplicação.

Valor Presente Líquido ou VPL, é uma equação que permite, através de seu cálculo, que o investidor possua uma margem de rentabilidade, baseado no resultado de um atual fluxo de caixa de investimento sobre uma aplicação.

Para tanto, utilizamos no Excel ferramentas distintas para fluxos de caixas periódicos e não periódicos.

No caso de períodos não periódicos, é dever da Função XVLP avaliar o risco e determinar sua empregabilidade.

Vale salientar que o Valor Presente Líquido é apenas um de diversos fatores a serem avaliados quando pensamos em aplicações de quotas e ações, além de ser um complemento para se chegar ao resultado de demais cálculos que auxiliam a determinar a previsibilidade de um negócio possuir retorno ou não a longo prazo.

Sintaxe da Função XVPL no Excel

A sintaxe da Função é XVPL(taxa, valores, datas).

Enquanto argumentos recorremos a três denominações. Observamos suas definições:

  • Taxa: argumento obrigatório que aplica uma taxa de desconto sob um fluxo de caixa. Buscando agregar a fórmula a perspectiva de retorno que se estima de acordo com a taxa mínima de atratividade do investidor.
  • Valores: argumento obrigatório que se instala de acordo com uma sequência de fluxo de caixa em uma ordem cronológica de pagamentos em datas específicas, onde neste caso, não possui uma correspondência de datas regulares. Há de se observar que na Função XVPL o primeiro pagamento corresponde a um valor de custo, saindo do caixa de maneira que está relacionado ao primeiro investimento no negócio. Caso haja, este primeiro valor necessariamente precisa ser negativo, os demais pagamentos a seguir terão feito base de cálculo um ano de 365 dias. Vale salientar que a deve-se haver na função ao menos um valor negativo e outro positivo para que seu uso seja efetivo.
  • Datas: argumento obrigatório utilizado como parâmetro dentro de um cronograma de datas que correspondem diretamente aos pagamentos de um fluxo de caixa. A primeira data aponta o início do aporte ao investimento, as demais datas devem ser posteriores a primeira, independente de sua ordem.

Uso Prático da Função XVPL no Excel: Como e Por Onde Começar

Conforme anteriormente abordamos, observamos que a Função XVPL, apesar de simples, necessita de determinada atenção.

Na planilha a seguir, calculamos o VPL de um fluxo de caixa não periódico, com datas alternadas, apenas de mensais.

Repare que o valor inicial do investimento é, em suma, negativo.

APRENDA POWER BI HOJE

QUERO APRENDER POWER BI

Ele servirá como  parâmetro para os demais valores que darão entrada na Caixa.

Primeiro passo: informe as datas dos pagamentos não periódicos, conforme indicado a seguir:

datas dos pagamentos que serão utilizados na função XVPL

Observe que as datas estão em períodos irregulares, que apesar de possuir uma sequência de sucessão de meses, as datas não são periódicas ou sequer possuem padrão.

Após alimentarmos nossa planilha com as datas, argumento obrigatório em nossa função, iremos apontar os valores do investimento:

valores dos pagamentos que serão utilizados na função XVPL

Agora, basta aplicar a fórmula de acordo com as células e valores estão distribuídos, com uma porcentagem correspondente ao valor em porcentagem que será descontado em nosso fluxo de caixa.

Assim, teremos o seguinte resultado em planilha:

resultados após a utilização da função XVPL

Conforme resultado, nossa sintaxe será “=XVPL(0,2;C4:C15; B4:B15)”, com os argumentos de datas e valores definidos em planilha, e com percentual de taxa inserido em sua fórmula, que nesse caso, trata-se de 20%.

Um valor elevado retorna conforme resultado para o VPL, ele será utilizado como forma de parâmetro para outros cálculos que te ajudarão a compreender o risco do seu investimento.

Comentários Finais a Respeito da Função XVPL e Seu Uso

Observemos que os números em formatos de datas serão arrematados por inteiros.

Se houverem células em formatos não numerados a haverá o retorno de #VALUE! para indicar que há um erro no argumento, isso vale para as datas utilizadas em planilha, em caso de não haver coerência em um formato válido para a Função XVLP o retorno será equivalente a #VALUE! da mesma maneira.

É importante salientar que, caso haja uma data que preceda a data inicial do investimento em caixa, haverá retorno do erro #NUM!, em como caso haja um valor diferente de valores para datas e valores.

Como observação matemática, a fórmula para descobrir o XVPL se dá pela seguinte estrutura equacional:

fórmula matemática para encontrar o XVPL

  • di = a data de pagamento i, ou último.
  • d1 = a data de pagamento 0.
  • Pi = o pagamento i, ou último.

Conclusão

Não há como esgotar a Função XVPL em um artigo, mas podemos esclarecer muitas dúvidas e tornar seu uso intuitivo e de fácil compreensão.

Agora você sabe utilizar com propriedade a Função XVPL, que tal nos contar como foi na prática reproduzir nosso exemplo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *