Na aula passada criamos a nossa primeira planilha no Excel
Nesta aula iremos aprender como realizar cálculos no Excel, como trabalhar com as fórmulas, os operadores aritméticos e suas prioridades, e as referências absoluta e relativa.
CÁLCULOS
O Excel é um programa criado para realizar cálculos. Como você viu quando criou a primeira planilha, tudo acontece nas células.
Por exemplo, vamos criar uma planilha que vai armazenar dois valores em duas células e calcular a sua soma em outra célula.
Veja que inserimos o valor 12 na célula A2, o valor 10 na célula B2 e estamos inserindo a fórmula para calcular a soma dos dois valores na célula C2. Como o valor dessa célula mostrará o resultado de um cálculo, antes da expressão de soma digitamos o sinal de igual (=), para que o Excel reconheça o conteúdo da célula como sendo um cálculo.
Após pressionar a tecla Enter, teremos o seguinte resultado:
O resultado está correto, a soma foi efetuada. Mas, se por qualquer motivo, um dos valores que estão sendo somados for modificado, o resultado apresentado não será o correto, pois na célula C2 a soma é 12 + 10, independentemente dos valores que estão armazenados nas células A2 e B2. Como fazer para que o Excel atualize o resultado da soma de acordo com os valores armazenados nas células?
FÓRMULAS
Para que o Excel entenda que os valores de um cálculo podem ser variáveis, vamos trabalhar com fórmulas, que são expressões que produzem um resultado.
No nosso exemplo, vamos modificar o conteúdo da célula C2 indicando os endereços das células que compõem a fórmula, ao invés de seus valores.
Assim que a tecla Enter for pressionada, o valor da soma é calculado. Agora, quaisquer que sejam os valores digitados nas células A2 e B2, na célula C2 sempre teremos o valor da soma calculado corretamente.
Lembre-se que a digitação de uma fórmula sempre deve iniciar com o sinal de igual (=), para que o Excel reconheça que é uma fórmula, e não um conteúdo do tipo texto.
OPERADORES ARITMÉTICOS E SUAS PRIORIDADES
Ao efetuar cálculos aritméticos, devemos sempre prestar atenção à forma como indicamos as operações que devem ser efetuadas. Por exemplo:
Ao efetuar o cálculo 2 + 20 / 5, o resultado que iremos obter é 6, e não 4,4 como poderíamos esperar. Isso acontece por causa das prioridades dos operadores aritméticos em uma expressão. No cálculo 2 + 20 / 5, a divisão (20/5) é feita em primeiro lugar, em seguida seu resultado é somado ao valor 2.
Os operadores aritméticos e suas prioridades são mostrados na tabela a seguir.
Operadores com a mesma prioridade são executados na ordem em que se encontram na expressão.
Para modificar a ordem em que os cálculos são efetuados em uma expressão aritmética, a operação que deve ser efetuada antes deve ser envolvida em parênteses.
No caso do exemplo, para que o resultado seja 4,4, devemos indicar a expressão como:
(2 + 20) / 5
TRABALHANDO COM FÓRMULAS
Vamos criar uma planilha para calcular o valor das vendas de uma loja.
A fórmula para calcular o Valor Total é: Quantidade * Valor Unitário.
- Na célula D2 digite: =B2*C2
- Na célula D3 digite: =B3*C3
- Na célula D4 digite: =B4*C4
- Na célula D5 digite: =B5*C5
Caso apareça uma sequência de caracteres # como resultado da fórmula, não se assuste! Isso significa que o valor na célula é muito grande para a largura da coluna. Basta aumentar a largura da coluna que o problema é resolvido.
Após a inserção das fórmulas na coluna Valor Total, você terá o seguinte resultado:
Observe que as fórmulas para o cálculo do Valor Total são iguais em relação à lógica, ou seja, o resultado é sempre o cálculo da coluna Quantidade multiplicado pela coluna Valor Unitário. O que muda, de fórmula para fórmula, é o Produto, ou seja, a posição que este elemento ocupa na planilha.
Um dos recursos mais poderosos que o Excel oferece é a cópia de fórmulas em uma planilha, evitando a digitação e, consequentemente, minimizando possíveis erros, como também facilitando o preenchimento da planilha. Imagine se tivéssemos 300 produtos como seria trabalhoso o processo de digitação das fórmulas!
Referências relativas
Analisando as fórmulas da planilha, podemos verificar que o que muda são as identificações das linhas nos endereços das células.
A fórmula utiliza referências relativas, ou seja, é modificada relativamente quanto à posição em que ocupa na planilha.
- Apague as fórmulas que você digitou na coluna Valor Total.
- A seguir, digite a fórmula na célula D2: =B2*C2
- Selecione a célula D2.
- Clique no quadradinho que se encontra no canto inferior direito da célula. A esse elemento damos o nome de Alça de Preenchimento.
- O mouse assume o formato de uma cruz, indicando que está em processo de cópia.
- Arraste o mouse até a célula D5. Pronto! As fórmulas estão copiadas.
EXERCÍCIO
Modifique a planilha inserindo duas novas colunas: Desconto e Valor a Pagar.
- A fórmula para a coluna Desconto é: Valor Total * 10%
- A fórmula para a coluna Valor a Pagar é: Valor Total – Desconto
Utilize o recurso de cópia de fórmula para preencher as novas colunas.
Referências absolutas
Vamos modificar a planilha para deixar o percentual de desconto como sendo um valor variável, informado pelo usuário e armazenado em uma célula. Dessa forma a planilha vai calcular o valor a ser pago de acordo com o percentual de desconto informado.
Veja que agora o percentual de desconto está armazenado em uma célula (B7), não sendo mais o valor fixo de 10%, permitindo que seja alterado e que a planilha seja automaticamente calculada.
A fórmula que deve ser colocada na coluna Desconto é a seguinte: Valor Total * Desconto.
- Digite na célula E2 a seguinte fórmula: =D2*B7
- Copie a fórmula para as demais células.
- Nessa situação não temos mais os valores calculados corretamente. Vamos analisar o motivo.
Veja que, na cópia, o Excel considerou os endereços de forma relativa, ou seja, a célula B7 que contém o percentual de desconto só está correta na fórmula original, nas demais foi substituída por B8, B9 e B10. Isso aconteceu porque o Excel considerou que, como o Valor Total é relativo à posição que se encontra na planilha, então o restante da fórmula também deveria ser, modificando o valor da linha. Só que, nesse caso, o cálculo não está correto. Na fórmula, a célula que contém o percentual de desconto deve ser fixa, não pode ser alterada de forma relativa.
Para informar ao Excel que linhas e/ou colunas devem ser fixadas em uma fórmula, fazendo com que o endereço da célula seja fixo, vamos utilizar o caractere $ para indicar se uma linha, ou uma coluna, ou ambas devem ser fixas como endereço de célula.
Dessa forma, a fórmula correta que deve ser colocada na célula é:
=D2*$B$7
O caractere $ colocado antes da identificação da coluna(B), faz com que ela não mude no processo de cópia da fórmula. Da mesma fora, o caractere $ colocado antes da identificação da linha (7) faz com que ela não mude no processo de cópia. Nesse caso, o endereço B7 se torna absoluto.
- Modifique a fórmula colocada na célula E2 para: =D2*$B$7. A seguir, copie a fórmula para as demais células.
Agora o cálculo está correto. Independentemente da posição que o produto ocupa na planilha, a fórmula está considerando o valor do percentual de desconto que está armazenado na célula B7.
- Para calcular o Valor a Pagar, digite na célula F2 a fórmula: =D2-E2.
- Copie a fórmula para as demais células. Você terá a planilha calculada de forma correta (Figura 55).
- Modifique os valores, como Quantidade, Valor Unitário e Percentual de Desconto, e veja que a planilha é automaticamente recalculada.
- Grave a pasta de trabalho como Vendas.
DICA: quando precisar fixar um endereço de célula, digite o endereço e pressione a tecla F4. Esse procedimento colocará, automaticamente, o caractere $ antes da identificação da coluna e, também, da linha.
EXERCÍCIO
Crie a seguinte planilha:
O valor do dólar deve ser variável. A coluna VALOR EM REAL deve ser calculada. Formate a planilha como na figura. Grave a pasta de trabalho como Preços.