Curso Grátis de Excel – Criando minha primeira planilha – Aula 2

Na aula passada tivemos uma introdução ao Excel.

Nesta aula iremos aproveitar o que aprendemos na aula de introdução ao Excel e iremos criar a nossa primeira planilha no Excel.

INSERINDO DADOS NA PLANILHA

Antes de pensar em criar uma planilha, você precisa aprender como inserir dados em uma planilha.

Então vamos lá.

Como já foi dito as células são os locais que vão receber os dados em nossas planilhas. No Excel podemos trabalhar com vários tipos de dados:

  • Texto: dados alfanuméricos compostos por letras, números e outros caracteres. Com esse tipo de dado não é possível efetuar cálculos.
  • Números: qualquer quantidade numérica.
  • Datas: dados representando datas e que devem ser informados no padrão dd/mm/aaaa. Esse padrão pode ser modificado nas configurações do Windows e pode ser visualizado de outras formas por meio da formatação no Excel, como você vai estudar nesse curso. Um dado do tipo data, na verdade, é um número e corresponde ao número de dias entre a data 1/1/1900 e a data informada. Por ser um dado numérico você vai ver que é possível efetuar algumas operações aritméticas com a data.
  • Horas: representam horas e devem ser informados no padrão hh:mm:ss. Também são números e, consequentemente, você poderá efetuar algumas operações aritméticas com eles.
  • Fórmulas: expressões para efetuar cálculos nas planilhas.

Para inserir um valor em uma célula, basta selecionar a célula desejada e digitar o dado desejado.

Uma outra forma é selecionar a célula e, na barra de fórmulas, digitar o valor desejado.

ATENÇÃO! Quando você for inserir um dado em uma célula tenha o cuidado de verificar se ela está vazia, caso contrário você irá substituir o valor já existente pelo valor que será digitado. O Excel não avisa que você está inserindo um dado em uma célula que já contém um conteúdo.

CRIANDO A PRIMEIRA PLANILHA

Vamos criar a nossa primeira planilha no Excel. Para isso, abra o programa em seu computador e crie uma Pasta de trabalho em branco.

A planilha que vamos criar é a mostrada a seguir.

Como é a primeira vez que você tem contato com a planilha, siga os passos a seguir para inserir os dados corretamente.

Não se preocupe se o valor que você digitou na célula não aparecer por inteiro.

Ele está armazenado corretamente, mas não cabe na largura da célula.

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Você vai aprender a aumentar a largura da célula para que todos os dados sejam visíveis de forma correta.

Para se movimentar pela planilha utilize o mouse ou o teclado, como mostrado anteriormente.

  1. Selecione a célula A1 e digite: RELAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS
  2. Selecione a célula A3 e digite: NOME
  3. Selecione a célula B3 e digite: SEÇÃO
  4. Selecione a célula C3 e digite: SALÁRIO
  5. Selecione a célula D3 e digite: DATA DE NASCIMENTO
  6. Selecione a célula A4 e digite: MARIA
  7. Selecione a célula B4 e digite: RH
  8. Selecione a célula D4 e digite: 12/10/200
  9. Insira os dados restantes nas devidas células da mesma forma que nos passos anteriores.

Aumentando a largura da coluna

Muitas vezes é necessário aumentar a largura de uma ou mais colunas para que o dado seja exibido por inteiro. Vamos aumentar a largura da coluna B.

Posicione o mouse entre a coluna B e a coluna C na linha de identificação das colunas (Figura 23). Ele vai tomar a forma de uma seta com duas pontas.

Com o mouse clicado arraste até atingir a largura desejada.

Uma outra forma é usar o auto ajuste.

Posicione o mouse entre as duas colunas e clique duas vezes. O Excel ajustará a largura de coluna automaticamente de acordo com o tamanho do maior dado armazenado.

Da mesma forma você pode aumentar ou diminuir a altura das linhas da planilha.

COMO SALVAR A PASTA DE TRABALHO

Para que o seu trabalho não seja perdido e que você possa ter acesso a ele no momento que precisar, é necessário salvar a pasta de trabalho, gravando-a em algum dispositivo de gravação.

Normalmente gravamos os nossos trabalhos no disco rígido do computador, em uma pasta selecionada.

Para salvar o arquivo é necessário dar um nome a ele. Esse nome é formado por duas partes:

Nome do arquivo.extensão

O nome do arquivo é atribuído por você, sendo uma sequência de até 256 caracteres.

No entanto, alguns caracteres não são permitidos para fazer parte do nome do arquivo. São eles: /, |, ?, <, >, *, :, “.

Esses 256 caracteres são referentes a todo o caminho do arquivo (identificação da localização do arquivo no disco) mais o nome que você atribuiu. Dessa forma, não são exatamente 256 caracteres que você vai poder digitar.

A extensão é atribuída pelo sistema, depende do aplicativo que está sendo utilizado.

No caso do Excel, as pastas de trabalho recebem a extensão .xlsx.

Essa extensão pode variar, dependendo do tipo de arquivo que está sendo gravado, como por exemplo, se é pasta de trabalho com macros, se é pasta modelo e etc.

VAMOS SALVAR A NOSSA PLANILHA

Vamos gravar a nossa primeira planilha. Esse procedimento pode ser feito de duas formas:

A primeira forma é clicando na ferramenta Salvar:

Se for a primeira vez que o arquivo esteja sendo salvo, o Excel vai perguntar o nome e o destino do arquivo.

Nesse momento digite: Primeira Planilha. Informe, então, onde a pasta será gravada, clicando na opção Mais Opções. Escolha, então, onde será gravada a pasta Primeira Planilha.xlsx.

Procure salvar o seu trabalho sempre que fizer alguma modificação. Isso evita que você perca a sua última versão.

A partir do momento que a pasta esteja salva, se você clicar no botão Salvar o arquivo será salvo automaticamente, com o mesmo nome e no local onde se encontra.

Ou seja, cada vez que você pedir para salvar, a nova versão é salva sobre a versão anterior.

A segunda forma para salvar a nossa planilha é selecionando a guia Arquivo e, a seguir, a opção Salvar.

Funciona exatamente como visto na opção anterior.

Veja que nesse caso você também tem a opção Salvar como para salvar o arquivo com outro nome, não sobrepondo a versão anterior. Quando você seleciona essa última opção, o Excel precisa saber o nome do arquivo e onde será salvo.

Utilize a opção Salvar como quando quiser salvar o arquivo que já existe, mas com outro nome e em outro local quando, por exemplo, fizer modificações que não devem sobrepor o arquivo anterior.

DÚVIDAS?

Chegamos no final desta aula do nosso curso grátis de Excel para iniciantes. Se você ficou com alguma dúvida, deixa uma comentário aqui embaixo que iremos responder.

Na próxima aula iremos formatar a nossa primeira planilha.

Nós vemos na próxima aula.

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