Função SE – Entenda como funciona essa função e realize análises mais complexas.

função se status aprovado recuperação reprovado, imagem introdutória do artigo sobre a função SE

A função SE é usada para comparar valores, resultando em diferentes resultados a partir de condições pré-estabelecidas, seguindo sempre o seguinte fluxo: Se a condição for verdadeira, faça ou mostre algo. Se for falso, faça ou mostre outra coisa.

Neste artigo iremos explicar a estrutura da função, daremos um exemplo prático, aonde primeiramente iremos utilizar a função na sua versão mais básica, com somente uma condição para definir se o aluno está aprovado ou em recuperação. Depois iremos mostrar como utilizar a função SE com mais de uma condição, para definir o status final do aluno se é aprovado ou reprovado, e finalizando mostraremos os possíveis erros que a fórmula SE pode mostrar.

Basicamente, se você está buscando como calcular a partir das notas escolares de um aluno se ele está aprovado, reprovado ou em recuperação ou “qual a fórmula utilizada para indicar se o aluno Pedro foi aprovado ou reprovado de acordo com sua média?”, este artigo é o que você está buscando.

Youtube

Assista ao vídeo abaixo, caso prefira aprender como utilizar a função SE no Excel para definir se o aluno está aprovado, reprovado ou em recuperação a partir da média das notas escolares, assistindo a um vídeo.

Não se esqueça de se INSCREVER no nosso canal.

E coloque o seu melhor e-mail abaixo para receber todas as nossas novidades em primeira mão.

Função SE

A função SE, também conhecida como IF, caso o seu Excel esteja em Inglês, é uma das funções mais populares do Excel e é utilizada quando se deseja realizar alguma comparação entre valores ou células.

Você irá inserir uma condição na fórmula. Se essa condição for verdadeira a função SE irá fazer algo, caso contrário irá fazer outra coisa.

  • SE(condição; se for verdadeira faça alguma coisa; senão faça outra coisa)

Existe uma outra maneira de escrever a função SE, aonde uma função SE está dentro de outra função SE. Isso é o mesmo que dizer que é uma função SE com mais de uma condição, já que cada função SE tem 1 condição, ou uma função SE aninhada.

Iremos mostrar como utilizar a função SE com mais de uma condição, mais para o final do artigo, já que é fundamental você primeiramente entender como funciona a versão básica da função antes de querer utilizar as suas variações.

Sintaxe da fórmula SE

Antes de começar a utilizar a função SE é bom entender como a função está estruturada, dessa forma você evita cometer erros e também sabe quais tipos de valores inserir na fórmula.

sintaxe da função SE

  1. Teste_Lógico =  argumento obrigatório. Neste item, será inserido a condição que será testada. Nessa parte você pode utilizar números, textos, células ou mesmo outras fórmulas.
  2. Valor_Se_Verdadeiro =  argumento obrigatório. Aqui será inserido o valor que será apresentado caso a condição seja verdadeira. Nessa parte você pode utilizar números, texto, células ou mesmo outras fórmulas.
  3. Valor_Se_Falso =  argumento obrigatório. Aqui será inserido o valor que será exibido caso a condição seja falsa. Nessa parte você pode utilizar números, texto, células ou mesmo outras fórmulas.

Como usar a função SE

Agora que já sabemos para que serve a função SE e como ela está estruturada, está na hora de colocar a mão na massa e utilizar a fórmula SE em um exemplo prático.

APRENDA POWER BI HOJE

QUERO APRENDER POWER BI

Iremos utilizar a função SE para identificar se um aluno está aprovado ou não, de acordo com as notas das suas provas ao longo do ano.

Montar a tabela

Para começar, precisamos elaborar a nossa tabela de dados. A ideia é ter o nome do aluno, assim como as notas dos provas ao longo ano, a média das notas e o resultado final, indicando se o aluno foi aprovado ou não.

Vamos elaborar a nossa planilha de acordo com a imagem abaixo. Não é necessário preencher as colunas referentes a “Média” e ao “Resultado”. Nessas colunas iremos inserir fórmulas que irão realizar os cálculos que queremos.

elaboração da planilha com os dados inicias

Inserir a função MÉDIA

Na coluna F(Média) iremos inserir a média da nota das 4 provas. Se você quiser você pode fazer a média manualmente, que seria somar a nota das 4 provas e dividir por 4. Ou utilizar a função MÉDIA, que irá calcular automaticamente a média das células que forem selecionadas. No nosso exemplo iremos utilizar a função MÉDIA.

Se você decidir por utilizar a fórmula MÉDIA, fique atento que ao digitar o nome da função, você terá que incluir o acento agudo no E para que o Excel consiga encontrar a função.

inserir a função MÉDIA para calcular a média das 4 notas

Após calcular a média das notas, a coluna F deverá estar com os seguintes valores.

resultado após utilizar a função MÉDIA nas 4 notas

Inserir a função SE

Agora que já temos todos os valores necessários para definir se o aluno está aprovado ou não. Iremos utilizar a função SE para testar se a condição( a média do aluno é maior ou igual a 7) é verdadeira ou falsa, resultando assim em o aluno ser aprovado ou reprovado.

A fórmula irá ficar da seguinte maneira:

  • =SE(média é maior ou igual a 7; “Aprovado”; “Reprovado”)

Se a média do aluno for maior ou igual a 7, resultará no texto “Aprovado”. Agora se a média do aluno for menor que 7 a função irá resultar no texto “Reprovado”.

Vamos inserir a função na nossa planilha e ver o resultado.

Insira a seguinte fórmula na coluna G, linha 2: =SE(D2>=7;”Aprovado”;”Reprovado”).

Agora arraste a fórmula até a linha 6.

inserir a função SE

Na primeira parte da função, ou teste lógico, utilizamos uma célula para ficar mais fácil o entendimento do exemplo, mas se você quiser você pode substituir a célula pela função MÉDIA ou realizar o cálculo da média. Ficando da seguinte maneira:

  • =SE(MÉDIA(células desejadas )>=7;”Aprovado”;”Reprovado”)
  • =SE((some as células desejadas/ quantidade de células desejas )>=7;”Aprovado”;”Reprovado”)

Após inserir a função SE a nossa planilha deverá apresentar o seguinte cenário.

resultado após inserir a função se

Dessa maneira sabemos quais são os alunos aprovados e os que estão reprovados. Utilizando a função SE fica bem fácil realizar essa análise, principalmente se a sua base de dados for bem maior.

Função SE com mais de 1 condição

Agora que você já entendeu bem a função SE e até já a utilizou. Vamos realizar uma análise um pouco mais complexa.

Vamos colocar uma função SE dentro de outra. Dessa forma poderemos realizar o teste utilizando mais de 1 condição.

Vamos utilizar o mesmo exemplo, mas agora iremos inserir uma coluna que terá a nota da recuperação e uma outra que irá definir se o aluno está aprovado ou reprovado após a recuperação.

E o nosso teste será o seguinte: se a média do aluno for maior ou igual a 7 ele será aprovado, caso contrário iremos inserir mais uma condição que irá verificar se a nota de recuperação do aluno é maior ou igual a 7, se for ele estará aprovado, caso contrário ele estará definitivamente reprovado.

Insira as notas referentes a recuperação somente para os estudantes que estão reprovados de acordo com a coluna G.

adicionar mais 2 colunas que serão utilizadas para mostrar como fazer uma função com mais de uma condição

Agora vamos inserir a seguinte fórmula na coluna “Resultado Final”:

  • =SE(média for maior ou igual a 7;”Aprovado”;SE(nota da recuperação for maior ou igual a 7;”Aprovado”;”Reprovado”))

Essa fórmula quer dizer o seguinte, se a média do aluno for maior ou igual a 7, ele será considerado como aprovado. Caso contrário, haverá mais um teste que irá verificar se a nota da recuperação é maior ou igual a 7. Se a nota da recuperação for maior ou igual a 7 o estudante será considerado como aprovado, senão ele estará reprovado.

Insira na coluna I, linha 2, a seguinte fórmula: =SE(F2>=7;”Aprovado”;SE(H2>=7;”Aprovado”;”Reprovado”)).

Agora arraste ela para baixo até a linha 6, conforme a figura abaixo.

inserir a função se com mais de uma condição

Após inserir a fórmula, a sua planilha deverá apresentar o seguinte resultado.

resultado final após utilizar a função se com mais de uma condição

Agora temos quais alunos estão realmente aprovados, mesmo depois da recuperação, e aquele que está definitivamente reprovado.

Possíveis erros apresentados pela função SE

Muitas vezes as funções que utilizamos apresentam algum resultado que não era o esperado. E é bem provável que o que ocasionou esse resultado foi erro que cometeamos ao montar a fórmula. A seguir iremos mostrar os erros mais comuns que acontecem quando se utiliza a função SE

  • 0(zero) = se a função SE apresentar um zero porém esse não era o que você esperava, esse zero indica um erro na fórmula. Isso quer dizer que os argumentos valor_se_verdadeiro ou valor_se_falso não foram preenchidos corretamente. Por isso verifique novamente a fórmula e certifique que esse dois campos estão preenchidos com os valores corretos.
  • Falso = esse erro indica que o valor_se_falso não foi preenchido e não foi inserido o sinal de “;” que separa o valor_se_verdadeiro do valor_se_falso.
  • #NOME? = esse erro indica que a fórmula está com algum erro. Pode ser que você tenha esquecido de colocar letra(s) dentro das aspas(“).

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu para que serve a função SE, como ela está estruturada e colocou a mão na massa ao utilizar a função SE em um exemplo prático.

Você também utilizou a função SE com mais de 1 condição, permitindo assim realizar análises mais complexas, e finalizando viu os possíveis erros que a função SE pode apresentar.

Compartilhe ou Comente

Chegamos ao final do artigo. Se você curtiu esse artigo compartilhe com as suas redes sociais e não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *