Função Somase – Aprenda a utilizar a função SOMASE e realize somas de acordo com os seus critérios.

O que é a fórmula SOMASE?

A função SOMASE, também conhecida como SUMIF, caso o seu Excel esteja em Inglês, nada mais é do que uma soma de acordo com um filtro estabelecido por você. Esse filtro o Excel chama de critério.

Imagine que você tem uma tabela com a quantidade que certos produtos foram vendidos por dia. Se a sua planilha for pequena e você querer saber quanto um determinado produto foi vendido no período, será bem tranquilo fazer a operação.

Entretanto, se a sua planilha for bem extensa, como é em muitos casos, essa operação irá dar bastante trabalho, sem contar que será bem demorado até ter o resultado. E se precisar realizar essa operação para outros produtos irá tomar mais tempo ainda, o que não é o ideal, já que utilizamos o Excel para agilizar as nossas tarefas.

É para casos como o exemplificado acima que usamos a função SOMASE, ou SUMIF no inglês. Com essa fórmula, poderemos realizar o somatório, automaticamente, da quantidade de vendas realizadas baseado no filtro(critério) que decidirmos, para o caso acima, seria encontrar a quantidade de vendas que ocorreu na planilha para um produto específico, aonde esse produto seria o filtro da fórmula, ou critério como o Excel gosta de chamar.

Sintaxe da função SOMASE

Antes de utilizar qualquer fórmula, além de entender o que ela faz, precisamos também entender como a fórmula é estruturada. Por isso precisamos analisar a sintaxe da função SOMASE para saber como ela é estruturada. Dessa maneira não iremos inserir valores errados e ficar gastando tempo tentando encontrar aonde erramos.

estrutura da função somase

  1. Intervalo: argumento obrigatório. Nesse item será colocado as células aonde o Excel irá procurar o critério(filtro) que foi definido. Essas células devem ser números, nomes, matrizes, referências que contêm números ou datas no formato dd/mm/aaaa. Espaços em branco serão ignorados.
  2. Critérios: argumento obrigatório. Esse argumento é o valor que será buscado nas células definidas no argumento intervalo. Os critérios devem estar na forma de um número, expressão, referência a uma célula, texto ou função que define quais células devem ser adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 65,”>65″, “>=65”, C5, “<=”&C5, “<“&C5 , “Leite”, Hoje(), “01/05/2017” ou “<>01/05/2017”. O sinal “<>” indica diferença ou exclusão.
    • Observação:  qualquer critério que for um texto ou utilizar símbolos lógicos e matemáticos, devem estar entre aspas duplas(“). Caso o critério seja um valor numérico, as aspas duplas não serão necessárias. Os dois primeiros exemplos acima, demonstram bem o conceito. O primeiro, como é somente o número 65, não é necessário a utilização as aspas duplas(“), já o segundo que utiliza o sinal de maior ou igual(>=), é necessário o uso das aspas duplas.
  3. Intervalo_Soma: argumento opcional. No intervalo_soma é aonde será colocado quais as células que serão somadas nos casos em que o valores utilizados no argumento intervalo forem os mesmos que o argumento definido no campo critérios,desde que sejam diferentes das células especificadas no argumento intervalo.
    • Observação: Caso o argumento intervalo_soma seja omitido, o Excel irá adicionar as células que foram especificadas no argumento intervalo.

Como utilizar a função SOMASE no Excel?

Caso você precisar utilizar mais de um critério de seleção, confira o nosso artigo sobre a função SOMASES.

Agora que você já sabe o que a fórmula SOMASE faz assim como ela é estruturada, precisamos ver como ela funciona na prática.

Preparar os dados

Elabore uma planilha com três colunas diferentes, para exemplificar como funciona a fórmula iremos utilizar na planilha os dados da quantidade de produtos vendidos, quais foram os produtos vendidos e em qual mês ocorreram as vendas.

banco de dados que será utilizado pela função somase

Esses dados serão a nossa base de dados. Agora iremos precisamos criar uma nova tabela, aonde essa tabela pode ser feita na mesma aba ou não.

É nessa nova tabela que iremos inserir a função SOMASE.

Para facilitar o entendimento e a utilização, irei criar a tabela na mesma aba do nosso banco de dados. E para isso, irei utilizar as colunas E e F.

planilha aonde será inserida a fórmula somase

Não será preciso preencher nenhum valor nas células da coluna “Quantidade”. Nessas células iremos inserir a fórmula SOMASE para montar a nossa análise.

APRENDA POWER BI HOJE

QUERO APRENDER POWER BI

Inserir a fórmula SOMASE

Vamos inserir a fórmula SOMASE na coluna “Quantidade” para podermos realizar a análise no nosso banco de dados e verificar a quantidade de produtos que foram vendidos.

Clique na célula F2 e insira a seguinte fórmula: =SOMASE($B$2:$B$16;E2;$C$2:$C$16)

inserindo a função somase na nossa tabela

A ideia é utilizar a função SOMASE para somar a quantidade produtos que foram vendidos. Por isso, no argumento intervalo iremos englobar as células da coluna “Produto”. No argumento critério iremos selecionar a célula E2 que tem um produto que desejamos realizar a soma. E por último, no critério intervalo_soma iremos englobar os itens da coluna “Quantidade” para podermos somar a quantidade de produtos vendidos.

Atente para os cifrões($) utilizados nos argumentos intervalointervalo_soma. Eles são utilizados para garantir que as células englobas pela função não sejam alterados quando arrastarmos a fórmulas para as outras células.

Vamos utilizar a fórmula nas outras células e para conseguir isso é bem fácil e você tem duas maneiras de fazer isso.

A primeira forma é copiar a célula F2(CTRL + C) e colar(CTRL + V) nas outras células.

A outra forma é clicar na célula F2 e arrastar o mouse até o mini quadrado na parte inferior direita da célula.

como arrastar a fórmula somase para as outras células

Ao passar o cursor do mouse encima desse quadrado, o seu cursor mudará de forma para o sinal de adição(+). Clique nesse quadrado e arraste até a célula E2. Os dados da sua planilha devem estar conforme a figura abaixo.

resultado da função somase inserida na nossa tabela

Analisando a fórmula que inserimos podemos visualizar melhor o que acontece quando utilizamos o cifrão($).

estrutura da função somase inserida na nossa tabela

Veja que aonde foi utilizado o cifrão, as células não mudaram. Já aonde não utilizamos as células acompanharam o sentido ao qual movemos a fórmula.

Copiamos a fórmula nas células abaixo da célula F2, ou seja no sentido para baixo. E foi nesse sentido que as células sem o cifrão acompanharam. Elas mantiveram a coluna aonde estavam, porém alteraram a linha.

Utilizar o SOMASE excluindo um critério

É possível também utilizar a função SOMASE para somar todos os items de um intervalo e excluir um item que não tenha interesse.

Para isso, será necessário incluir o sinal de exceção(<>) no argumento critério.

Ao incluir o sinal de exceção, você estará dizendo a função SOMASE para somar todos os valores, com exceção dos valores do item presente no argumento critério.

Aproveitando o exemplo acima, poderíamos querer saber a quantidade de vendas realizadas com exceção das vendas do leite.

Para conseguir isso, você tem duas maneiras para conseguir.

A primeira é inserir no argumento critério o comanda “<>Leite”. Isso fará com que todos os dados sejam somados, com exceção dos dados referentes ao leite.

Mas, essa forma não é a melhor, já que se você quiser fazer outra análise, terá que mudar o critério diretamente na fórmula o que não é muito ágil.

Por isso que tem outra forma de fazer essa mesmo tipo de operação mas de forma mais dinâmica. No argumento critério iremos inserir o seguinte comando “<>”&E3. Dessa forma é muito mais dinâmico já que basta incluir na célula o item que desejamos excluir da soma que será feito. E se quisermos fazer um estudo com outro tipo de produto basta alterar o nome do produto na célula E3.

Abaixo mostramos as duas formas de realizar essa operação.

utilizando a função somase para somar porém excluindo um critério

Compartilhe ou Comente

Se você curtiu esse artigo compartilhe com as suas redes sociais e não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *