A função XTIR é uma função financeira do Excel que nos permite calcular, com base em um fluxo de caixa não periódico, um percentual hipotético que indicará se um investimento ou projeto é rentável ou não.
Entretanto, antes de nos aprofundarmos na função XTIR no Excel, devemos nos ater a algumas definições.
O que é TIR?
Taxa Interna de Retorno ou simplesmente TIR, é um percentual de desconto hipotético que, através do Valor Presente Líquido (VPL) indica, levando em consideração o valor de um investimento e despesas, dentro de determinado fluxo de caixa, se há equivalência entre os dois.
Em outras palavras, a Taxa Interna de Rentabilidade é uma taxa de juros que nos indica se um investimento vale ou não a pena com base em sua rentabilidade.
Vale ressaltar que no Excel temos duas maneiras de calcular a Taxa Interna de Retorno.
TIR: a Função do Excel que Calcula a Taxa Interna de Rentabilidade de Intervalo Regulares
Sintaxe da função TIR
A sintaxe da Função TIR é:
- TIR(valores, [suposição])
Para entender a Função TIR, vamos imaginar que André tenha investido R$ 146.000,00, no ano de 2017, para fundar uma startup.
Seu retorno em anos posteriores foi positivo.
Observe que na composição da sintaxe da Função TIR estão presentes os argumentos valores e suposição.
- Valores são o argumento obrigatório para calcular a Taxa Interna de Rentabilidade, sendo obrigatório a inclusão de um valor negativo para que o cálculo seja viável.
- Ao incluir somente valores positivos em planilha, aplicando a fórmula TIR, o Excel retornará o resultado #NÚM!. Deve haver ao menos um argumento positivo, mais negativo, para que seja calculado a rentabilidade,
- Quaisquer que sejam as movimentações, é necessário saber que inseri-las em ordenamento é obrigatório para que a fórmula cumpra o seu papel.
- Valores lógicos, texto, matrizes em branco, ou até mesmo caracteres especiais, serão ignorados, se presentes em planilha.
- Estimativa é um argumento obrigatório, pode ser uma previsão do retorno esperado e quando omitida, na grande maioria dos casos, terá o percentual de 10% atribuído a fórmula.
Para além da Taxa Interna de Rentabilidade(TIR)
Existem outros dois conceitos que precisam estar claros para compreender a utilidade da TIR. São eles: VPL e TMA.
Ambos compõem a análise financeira da porcentagem de segurança de um investimento em um negócio.
- Taxa Mínima de Atratividade: feito o próprio nome já sugere, a TMA é uma taxa de juros mínima, ou até mesmo máxima em alguns casos, que um investidor julga como aceitável para se expor ao risco do investimento. Nela deve-se considerar a liquidez, o risco e a remuneração que o ativo retornará.
- Valor Presente Líquido: informa em seu cálculo o valor presente de um fluxo de caixa, levando em consideração as entradas e saídas de valores em recursos financeiros, menos o investimento inicial.
Para criar e avaliar sua Taxa Mínima de Atratividade deve-se calcular o Valor Presente Líquido de um investimento e sua Taxa Interna de Rentabilidade.
Tais métricas financeiras são um conjunto e devem ser usadas como tal. De nada vale calcular seu VPL, se não calcular a sua TIR. Sem ambos não há TMA.
Função XTIR no Excel: Calcula a Taxa Interna de Rentabilidade de Intervalo Irregulares
Após entendermos os conceitos anteriores, retornamos à função XTIR. No início de nosso artigo atribuímos a XTIR seguinte definição:
A XTIR é uma função financeira do Excel que nos permite calcular um percentual hipotético que indicará se um investimento ou projeto é rentável ou não levando em consideração um fluxo de caixa não periódico.
Isto significa que XTIR calculará a Taxa Interna de Rentabilidade levando em consideração intervalos irregulares.
Sintaxe da função XTIR no Excel
A sintaxe da função TIR tem os argumentos a seguir:
- XTIR(valores; datas; [suposição])
Em outras palavras no caso de intervalos irregulares, além de valores e suposição, iremos considerar datas que servirão de base para o resultado final.
- Valores: argumento obrigatório. E apesar de abordado anteriormente, o argumento valores em XTIR, possui suas especificidades. Os valores são sequências de pagamento de um fluxo de caixa. Isso significa que o valor correspondente ao investimento ou despesa é opcional e que os pagamentos poderão integrar em totalidade a equação. Vale ressaltar que todos os valores serão descontados em um ano base de 365 dias.
- Datas: argumento obrigatório faz referência ao cronograma de pagamentos dentro do fluxo de caixa. Apesar de sua ordem não possuir relevância, devem ser inseridas com a função DATA ou enquanto resultado de outras funções.
- Estimativa: argumento obrigatório, definido e aprofundado anteriormente e que quando ignorado, passa a corresponder ao percentual de 10% ou 0,1.
Exemplo da função XTIR no Excel
No exemplo abaixo, temos uma despesa inicial de R$ 258.550.00 em janeiro de 2022.
No decorrer do ano houveram pagamentos associados a suas respectivas datas, períodos irregulares.
Perceba que ao calcular XTIR de janeiro a dezembro o Excel retorna uma alíquota, que em um primeiro momento será decimal.
Ao utilizarmos a função porcentagem, teremos a TIR anual correspondente ao período relacionado.
Lembre-se que em valores serão o intervalo de 365 dias para o cálculo que mensura a TIR.
=XTIR(C4:C15;B4:B15), em resultado, 2,924564958 ou 292,46%.
Entretanto, sabemos que é uma porcentagem irreal e, para descobrirmos de fato a TIR desse investimento, devemos aplicar a seguinte fórmula:
=(1+XTIR(C4:C15;B4:B15))^(1/12)-1
A Taxa Interna de Rentabilidade é elevada ao quadrado e dividida por 12 meses, correspondentes ao intervalo de um ano.
Logo temos o valor da TIR mensal relativa ao intervalo irregular presente na planilha, exatos 12,07%.
Perceba que nesse exemplo a estimativa foi omitida, em caso assim a função XTIR atribui a fórmula uma porcentagem de 10% enquanto estimativa automaticamente.
O que você achou do conteúdo?
Esse conteúdo te ajudou? Preparado para criar sua planilha e calcular sua Taxa Interna de Rentabilidade?
Em caso de dúvidas deixe um comentário logo abaixo, que iremos lhe responder.
Até a próxima.