O gráfico de Pareto, também conhecido como diagrama de Pareto, é uma das sete ferramentas de controle de qualidade e é utilizado para decidir, utilizando dados, quais “problemas” priorizar primeiro. Atingindo assim o maior impacto no resultado com o menor “esforço”.
Considerado uma das sete ferramentas básicas de controle de qualidade, o gráfico de Pareto foi implementado baseado no princípio de Pareto ou lei de Pareto.
Diagrama de Pareto – Vídeo Aula
Assista ao vídeo abaixo, caso prefira aprender como fazer o diagrama de Pareto no Excel assistindo a um vídeo.
Não se esqueça de se INSCREVER no nosso canal.
E coloque o seu melhor e-mail abaixo para receber todas as nossas novidades em primeira mão.
O que é o Princípio de Pareto?
Em resumo, o princípio de Pareto foi resultado de um estudo econômico conduzido pelo italiano Vilfredo Pareto, sobre a distribuição de renda na Itália.
Através do estudo, Pareto pode verificar que a distribuição de renda na Itália não era feita de forma uniforme. Cerca 80% de toda a riqueza da Itália, estava concentrada nas mãos de 20% da população italiana. Porém, na época em que Vilfredo Pareto elaborou esse estudo, a sua teoria ainda não tinha o nome de Princípio de Pareto.
O responsável por nomear a teoria de Vilfredo Pareto em Princípio de Pareto ou regra do 80/20 foi o americano Joseph Juran quando este estava trabalhando para o governo americano em Washington durante a Segunda Guerra Mundial.
Além de nomear a teoria elaborada por Vilfredo Pareto, ele também foi o responsável por aplicar o princípio de Pareto no controle de qualidade e expandir de vez para a esfera organizacional.
Joseph Duran acreditava que aproximadamente 80% dos problemas encontrados na produção eram causados por volta de 20% dos defeitos, isso mostrava que se fosse priorizado resolver os 20% dos defeitos, o resultado final seria uma melhora, significativa na quantidade de problemas, com o mínimo de esforço necessário.
O gráfico de Pareto foi uma consequência do trabalho de Joseph Duran ao aplicar o Princípio de Pareto, também conhecido como curva ABC ou regra do 80/20, na área de qualidade.
Com essa ferramenta ficou muito mais fácil de visualizar quais são as reais prioridades para alcançar o melhor resultado possível.
O que é o diagrama de Pareto?
O diagrama de Pareto nada mais é do que a combinação de dois gráficos, um gráficos de colunas e um gráfico de linha, cuja finalidade é auxiliar na definição de prioridades.
O gráfico de colunas apresenta os seus dados em ordem decrescente e da esquerda para a direita.
Já o gráfico de linha é utilizado para mostrar o percentual acumulado dos valores apresentados pelo gráfico de colunas.
Da forma que o gráfico de Pareto é elaborado, fica muito mais fácil visualizar e identificar os maiores causadores de problemas, possibilitando assim decidir com mais facilidade quais problemas priorizar primeiro.
Como fazer um gráfico de Pareto no Excel?
Na versão 2016 é muito fácil montar esse tipo de gráfico, já que ele é uma opção de gráfico no Excel. Em contra partida, nas outras versões do Excel também é possível montar o gráfico de Pareto, porém é necessário fazer algumas configurações no gráfico e na planilha de dados.
Como a versão 2016 do Excel é ainda muito recente e muitas pessoas ainda utilizam as versões anteriores do programa, iremos explicar como montar o gráfico de Pareto nas versões anteriores do Excel.
Iremos utilizar a versão 2013 do programa, mas não precisa se preocupar caso você esteja utilizando alguma outra versão do programa. Os passos para montar o diagrama de Pareto são os mesmos, independente da versão do programa.
Como montar o Gráfico de Pareto?
Antes de montar o gráfico, você precisa organizar os seus dados na planilha de dados. No nosso exemplo iremos utilizar dados, referentes as reclamações que um restaurante fictício recebeu.
Dados do Diagrama de Pareto
Elabore a sua planilha como a imagem abaixo.
Não se preocupe em preencher o dado referente ao item “Total” ou aos dados da coluna “Percentual”. Iremos logo mais utilizar fórmulas para preencher essas células.
Como vimos no começo, o gráfico de Pareto é um gráfico aonde os seus valores são ordenados de forma decrescente, por isso precisamos também ordenar os dados.
Só uma observação, você não precisa necessariamente montar a sua planilha com os dados ordenados da forma correta. Você pode inserir os seus dados e depois ordená-los.
Para ordenar os dados é bem fácil, você não precisa montar novamente a sua planilha com os dados em ordem, basta selecionar a célula B2 e clicar na aba “Dados”, que fica na parte superior do Excel e na sessão “Classificar e Filtrar” basta clicar em “Classificar do Maior para o Menor”.
Como resultado, as células da sua planilha iram ficar ordenadas de forma decrescente baseado nos valores da coluna “Quantidade”.
Formulas
Vamos inserir as fórmulas necessárias nas células vazias. Não se preocupe, iremos utilizar somente duas fórmulas e elas são bem fáceis. Iremos utilizar a fórmula de soma e de divisão.
- Insira na célula B9 a fórmula: =SOMA(B2:B8). Ela irá somar os dados da coluna “Quantidade”, começando pela célula B2 e indo até a célula B8.
- Na célula C2 insira a fórmula: =SOMA(B$2:B2)/$B$9. Fique atento com o cifrão e aonde ele deve estar posicionado.
- Arraste a formula da célula C2 até a célula C8.
Se você utilizou os mesmos valores que os apresentados, a sua planilha deve estar com os seguintes valores.
Inserir Gráfico
Como já temos a nossa planilha alimentada com os dados ordenados, está na hora de inserir o gráfico para podermos começar a configurar o mesmo para que fique no formato do gráfico de Pareto.
- Selecione os dados da sua planilha, incluindo o cabeçalho, mas deixando de fora as células da linha 9.
- Clique na aba “Inserir”.
- Clique em “Inserir Gráfico de Colunas”.
- Selecione o gráfico “Colunas Agrupadas”.
- Um gráfico parecido com o da imagem irá aparecer na sua planilha.
Configurar o Gráfico
Agora que já temos um gráfico, precisamos configurá-lo para ficar no formato de um gráfico de Pareto.
Para isso, clique com o botão direito do mouse encima do gráfico e selecione “Alterar Tipo de Gráfico”.
Após a seleção, irá aparecer uma janela cobrindo grande parte da sua planilha.
- Selecione o item “Combinação”.
- Na parte superior, selecione o gráfico mais a direita.
- Na parte inferior, marque o “Eixo Secundário” da série “Percentual Acumulado”.
O seu gráfico deve estar da seguinte forma.
O grosso do diagrama de Pareto está pronto, iremos agora ajeitar o layout do gráfico para ficar mais apresentável.
Layout do Gráfico
Primeiro, iremos inserir os rótulos de dados nas colunas do gráfico.
Clique com o botão direito do mouse encima de uma das colunas azuis do gráfico e na janela que irá aparecer, clique em “Adicionar Rótulos de Dados”.
Agora, vamos alterar o nome do gráfico, para isso clique encima do “Título do Gráfico”, vá na barra de fórmulas e digite o nome do seu gráfico e clique “Enter”.
Após realizar as alterações, o seu gráfico deve estar da seguinte forma.
Por último, iremos configurar os valores do eixo vertical do lado direito(“Percentual Acumulado”).
Clique com o botão direito nos valores percentuais do eixo vertical e selecione “Formatar Eixo”.
Uma janela irá aparecer na parte direita da sua planilha.
Altere o valor do item “Máximo” para 1,0.
Pronto!
Agora sim concluímos o nosso trabalho e montamos o gráfico de Pareto.
Como interpretar o gráfico de Pareto?
Acompanhe o eixo vertical, na parte direita do gráfico, até o valor de 80%, agora encontre qual item do gráfico de colunas faz intersecção com esse valor, no nosso caso é a reclamação “Cabelo na comida”.
Com isso todas as reclamações a esquerda da reclamação “Cabelo na comida”, incluindo ela mesma, devem ser priorizadas.
Compartilhe ou Comente
Se você curtiu esse artigo compartilhe com as suas redes sociais e não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo.